quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CHUCRUTE

O chucrute caseiro é um probiótico natural que fortalece o sistema imunológico, evitando gripes, infecções e problemas gastrointestinais. A coach de saúde integrativa Melissa Setubal recomenda o consumo diário de uma colher de sopa no almoço e no jantar. Confira receita da nutricionista:

Ingredientes- Um repolho roxo ou branco (pode ser substituído por outro vegetal ou frutas , mas o chucrute de repolho tem duração maior)
- Duas colheres de sal marinho (produto pode ser encontrado em casas de produtos naturais) ou sal grosso batido no liquidificador

Modo de preparo- Lave e higienize cada folha de repolho e corte-o como preferir
- Coloque os pedaços ou tiras de repolho em um prato e acrescente o sal marinho
- Repouse um prato para prensar os vegetais com um peso em cima (garrafa PET cheia de água ou um saco de feijão)
- Adicione ervas ou especiarias de sua preferência
- Deixe prensado por 2 a 8 horas, em um lugar fresco, ao abrigo da luz solar, ou na geladeira
- Coloque todo o conteúdo em um pote com fechamento hermético, deixando um dedo de espaço entre o conteúdo e a tampa. Garanta que o frasco esteja bem fechado, impedindo que o ar entre e interfira no processo de fermentação
- O pote com chucrute deve ficar repousando em local escuro e ao abrigo da luz por 2 a 4 dias. Mantenha-o em um armário que não seja aberto com frequência, longe do calor do fogão. Quanto mais tempo levar para consumir, melhor o sabor e os benefícios para a saúde.
- Quando começar a consumir, guarde o pote na prateleira menos fria da geladeira (geralmente, a de baixo). O chucrute de repolho pode durar até 6 meses, enquanto a receita com frutas é válida por até 2 meses. A receita combina com carnes, saladas e sopas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário